Os benefícios da atividade física


A prática de exercícios físicos regulares tem diversos benefícios.

Desde uma questão de saúde, como a prevenção de doenças, passando pelo bom equilíbrio mental e corporal, movimentar-se é importante para uma vida saudável.

Atividades físicas são indicadas para gestantes, bebês, jovens e inclusive para os idosos.

Adotar uma postura mais saudável para sua vida pode iniciar de forma simples, como uma melhor alimentação e exercício leve e moderado.

Veja os 5 benefícios que a prática de exercícios físicos traz para sua vida:

1 . Controle do Peso

Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir o excesso de peso. Alinhado à uma dieta e acompanhamento, pode também auxiliar no emagrecimento. Para quem está começando, o importante é a regularidade, 150 minutos semanais de exercícios ajudam na manutenção do peso.

2 . Reduz o risco de doenças

Se você se preocupa com doenças do coração e busca a prevenção da pressão alta, manter-se ativo é um importante caminho. Reduz consideravelmente os riscos de diabetes e vários tipos de câncer. Pessoas fisicamente ativas tem riscos menores para câncer de cólon e de mama. Com 150 minutos semanais, ou 2 horas e 30 minutos, de atividade leve a moderada você já sente os benefícios e se previne de doenças.

3. Fortalecimento de ossos e músculos

Com o passar do tempo e da idade, o fortalecimento dos ossos e músculos é importantíssimo para manter o corpo saudável. Pesquisas apontam que atividades aeróbicas e o estimulo de músculos nas atividades físicas pode diminuir a perda de densidade óssea ao longo dos anos.

4 . Melhora a saúde mental e o humor

Estar sempre alerta para os desafios do dia a dia, trabalho, estudos, planos... não é fácil! A prática de exercícios físicos auxilia em seu bem estar físico e mental, sendo determinante em sua disposição, capacidade de resolver problemas e na tomada de decisões. Diminui a ansiedade e melhora a autoestima. Alinhar mente e corpo te proporciona dias mais agradáveis e menos estressantes.

5. Durma melhor!

Você é daqueles que sofrem com insônia? Estudos mostram que pessoas que praticam exercícios dormem melhor e tem mais disposição durante o dia. Uma pesquisa da Bellarmine University, aponta que pessoas que se exercitam pelo menos 150 minutos por semana, melhoram a qualidade do seu sono em 65%.

A dica é sempre começar com baixa intensidade, pequenas caminhadas e poucas repetições em exercícios com cargas. A orientação constante de um profissional também é importante para que consiga atingir os objetivos diminuindo chances de lesões.


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